sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Exposição comemora os 400 anos das descobertas de Galileu Galilei

Diversão e interatividade. Começa hoje, na Esplanada dos Ministérios, uma feira de ciência e tecnologia que promete despertar a curiosidade de crianças e adultos.
Nem foi preciso sair da Terra para se sentir na Lua. Logo na entrada, os visitantes vestem as roupas do astronauta Marcos Pontes. “Deve ser muito massa usar isso no espaço, ficar na gravidade zero, rodando pra lá e prá, dando cambalhota”, imagina Gabriel Itajaí, 9 anos.
Legal também é ver de perto o aparelho que ajuda os meteorologistas na previsão do tempo. “Serve pra gente já saber o que vai acontecer amanhã. Se a gente sai com roupa de frio ou com roupa de verão”, explica uma garota.
Em clima de brincadeira, os visitantes descobrem a diversidade tecnológica. Noções de biologia, astronomia, química e física foram transformadas em 53 estandes que aproximam crianças e adultos das ciências. Um mundo de conhecimentos e de sentidos.
Foi assim que Gabriel sentiu na pele as dificuldades de um deficiente físico. “Os deficientes têm muita dificuldade pra andar. Eles precisam de ajuda em outros equipamentos. Mesmo assim, ainda dificulta”, diz Gabriel Couto, 10 anos.
“A ideia é que a criança tente vivenciar o que um deficiente físico passa. Na fisioterapia, nós trabalhamos isso reabilitando o paciente. Treinamos com ele, com as dificuldades que ele tem, a realizar atividades do cotidiano”, acrescenta a professora Vera Regina.
Valorização também do meio ambiente. Por meio da robótica, é possível descobrir todo o processo de reciclagem. Conhecimentos que mudam o jeito de ver a ciência. “Acho muito interessante. Fala sobre tudo e explica várias coisas que a gente não sabe. Eu amo ciências. Agora, ainda mais”, confessa a estudante Taine de Cássia, 11 anos.

Fonte: http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1346332-10039,00.html


Comentário: Há 400 anos, Galileu Galilei apontou pela primeira vez a luneta para o céu, ou melhor, dizendo para o espaço lá em cima... Suas minuciosas descobertas com o telescópio foram a Lua que não tinha a superfície perfeita e lisa, Vênus que tinha fases, As estrelas que não eram pequenos discos circulares, mas “chamas que cintilam e brilham” e Júpiter que tinha quatro luas o que constituía outra evidência de que nem todos os astros giravam exclusivamente ao redor da terra.
A lua, os planetas e as estrelas, são sinais de um universo imenso, que aos  poucos a ciência vislumbra sem conhecer por inteiro.


Por: Larissa O. N°27

Nenhum comentário:

Postar um comentário