sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Nelson Mandela

Nelson Mandela


Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento antiapartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002. Na África do Sul também é conhecido como 'Madiba', um título honorário adotado por membros do clã de Mandela.

Em agosto de 1962 Nelson Mandela foi preso e sentenciado a 5 anos de prisão por viajar ilegalmente ao exterior e incentivar greves. Em 02 de junho de 1967 foi sentenciado novamente, dessa vez a prisão perpétua (apesar de ter escapado de uma pena de enforcamento), por planejar ações armadas, em particular sabotagem (o que Mandela admite) e conspiração para ajudar outros países a invadir a África do Sul (o que Mandela nega). No decorrer dos vinte e seis anos seguintes, Mandela se tornou de tal modo associado à oposição ao apartheid que o clamor "Libertem Nelson Mandela" se tornou bandeira de todas as campanhas e grupos antiapartheid ao redor do mundo.

Enquanto estava na prisão, Mandela enviou uma declaração para o NCA (um grupo por ele criado que entraria em oposição ao regime do Apartheid, que negava aos negros os direitos políticos, sociais e econômicos) em que dizia: "Unam-se! Mobilizem-se! Lutem! Entre a bigorna que é a ação da massa unida e o martelo que é a luta armada devemos esmagar o apartheid!"

Recusando trocar uma liberdade condicional pela recusa em cessar o incentivo a luta armada (Fevereiro de 1985), Mandela continuou na prisão até Fevereiro de 1990, quando a campanha do ANC e a pressão internacional conseguiram que ele fosse libertado em 11 de fevereiro, por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk. O ANC também foi tirado da ilegalidade.

Nelson Mandela recebeu em 1989 o Prêmio Internacional Al-Gaddafi de Direitos Humanos, e em 1993, com de Klerk, recebeu o Nobel da Paz, pelos esforços desenvolvidos no sentido de acabar com a segregação racial. Em Maio de 1994, tornou-se ele próprio o presidente da África do Sul, naquelas que foram as primeiras eleições multirraciais do país.

Atualmente Mandela têm 92 anos e ainda exerce a função de Advogado.

Fonte: Wikipédia.com

Comentário


Muitas pessoas nos dias de hoje sabem a importância de Mandela em relação aos direito civis, políticos e sociais dos negros. Um líder e espelho para muitas pessoas, Mandela fez história com a sua coragem e bondade em relação a causas que favoreciam os próximos. É tão querido que até hoje fazem homenagens a ele, como em 2008, no seu anivesário de 90 anos, um show que realizaram em Londres com vários cantores mundialmente conhecidos e também um filme, que conta um pouco sobre a sua história, o qual Morgan Freeman o interpreta. Posso afirmar que no Brasil não existiu e nem existe alguém que possa ser comparado a Nelson Mandela em relação a bondade e lealdade para com o próximo.


Por: Roger Ribeiro  Nº 34

Nenhum comentário:

Postar um comentário