sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Alguns conceitos sobre economia

Com a globalização, a competitividade entre as empresas aumenta e passa a existir produtividade máxima com custo mínimo. O avanço da automação industrial elimina milhares de postos de trabalho. Para baixar os custos de produção, as multinacionais transferem fábricas para países pobres, onde os salários são inferiores e a infraestrutura é mais barata.

A crise econômica mundial deprecia ainda mais o emprego no mundo. A organização mundial do trabalho (OIT) calcula que, em comparação com o ano anterior, 8,4 milhões de pessoas a mais ficaram desempregadas em 2008.

Embora tenham sido registradas fortes quedas no fim de 2008 e começo de 2009, como consequência da crise econômica, o emprego do Brasil aumenta desde 2002. O total de trabalhadores ocupados cresceu de 75,5 milhões em 2001 para 89,3 milhões em 2006. O trabalho informal também está recuando, embora lentamente, As mulheres têm avançado no mercado de trabalho e já representam 43,7% da população economicamente ativa.

Fonte : Atualidades vestibular 1º semestre 2010
 
Comentário




De acordo com as informações do texto, o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e um dos principais fatores foi a crise que afetou o mundo inteiro.


Devemos ter consciência de que um bom estudo é à base de tudo. Precisamos estar sempre preparados e prontos para qualquer tipo de concorrência em nosso dia a dia, pois o mercado de trabalho está valorizando cada vez mais a agilidade de seus trabalhadores.


Vamos lutar por uma sociedade digna de se viver, onde homens e mulheres tenham direitos de estudo, de trabalho e de uma vida digna!


Por: Hellen Cristian Nº 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário